Já ouviu falar na Dermatilomania?

       Imagina você criar um comportamento de coçar, espremer, arranhar dar aquela famosa cutucada aponto de provocar feridas! Na maioria das vezes este processo é praticamente automático, ou seja, o impulso é quase de forma inconsciente, porém também temos casos que o paciente tem consciência da ação. Então aquela espinha na pele aquela casquinha que ainda nem sarou será arrancada com certeza, esta compulsividade pode sinalizar um distúrbio.

 A dermatilomania (Skin Picking).

 Mais afinal o que é a Dermatilomania?

É um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) E conhecida como desordem de escoriações, é uma forma compulsiva de agressão com o comportamento repetitivo voltado ao seu próprio corpo. Situações de tensão pode ser um gatilho, outro fator que pode ser um ativador  é a ansiedade.

Como surge o Transtorno ?

        Algumas considerações importantes como surgimento tem que ser levado em consideração. Na maioria das vezes o distúrbio tem início na adolescência, mas não é uma regra. Vale salientar que o adolescente por natureza é ansioso onde se volta para as mudanças e imperfeições do seu corpo e ai temos as famigeradas acnes e cravos que tanto incomodam os adolescente de modo geral é quando inicia o ciclo de escoriações, muitas vezes como válvula de escape trazendo até certo ponto de prazer e gratificação.

 Quem sofre mais com esse Distúrbio Homens ou mulheres ?  

        Um dado interessante é que este transtorno compulsivo atinge na maioria das vezes uma parcela bem maior das mulheres, ou seja 75% são do sexo feminino. Quanto aos locais do corpo a ser escavacado podem ser alternado e ir mudando ao longo do tempo, é bem comum às tentativas de camuflagem do problema usando roupas ou maquiagens, de certa forma as consequências das investida na pele irá trazer um constrangimento envergonhando-o porquê na maioria das vezes começa ficar visível o local da lesão, desta forma muitos começam a ter problemas no seu convívio social buscando até o isolamento.

Quais as formas de tratamento?

A Dermatilomania é um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) que necessita de tratamento a psicoterapia é de fundamental importância para tratar as questões emocionais e comportamentais, muitas vezes também é necessário o uso tratamento medicamentoso através de ansiolíticos, observando de forma amplificada os conflitos contidos na vida deste ser.

“Autoaceitação” também é um fator muito significativo que será trabalhado na dermatilomania. O psicólogo também observará a questão do  surgimento da inseguranças com o corpo ou a aparência. Trazendo junto ao paciente a consciência, desta forma conseguindo   eliminar os pensamentos negativos, usando afirmações positivas em relação à sua aparência e competências. O psicólogo irá compreender melhor o que implica o transtorno na vida deste paciente e junto com o mesmo irá traçar estratégias de enfrentamento.

       Dentre outros transtornos atípicos com foco voltado nas autolesões no corpo também temos à (Unicofagia) direcionado as unhas, outro também conhecido é (Tricotilomania) canalizado para arrancar cabelos. Sobre estes dois transtornos falaremos em outros artigos. Se você está passando por este tipo de problema ou conhece alguém que necessita de ajuda não hesite procure um profissional de psicologia que poderá te ajudar muito.

Marcio Santos – Psicólogo clínico.

Agende sua consulta (81) 995072250

Gostou do tema? compartilhe com quem possa ter interesse no assunto. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO