O que você está disposto a fazer para ter um bom envelhecimento?

        Envelhecer com saúde é a maior meta de grande parte das pessoas. Porém para que isto ocorra,  nada virá por acaso.  será a soma de vários fatores, que ao  longo deste artigo vamos levantar. De início vale salientar sobre o que constitui o ser humano. nós somos seres biopsicossocial e espiritual conforme as novas atualizações no campo da psicologia, então o envelhecimento obrigatoriamente tem que dar lugar e crédito para alguns pontos fundamentais por exemplo  sua saúde mental,  saúde física suas relações sociais e na sua espiritualidade. Quando eu falo investir nem sempre refiro-me a gastar muito dinheiro.  Pelo contrário é possível ganhar muita qualidade de vida na velhice investindo em coisas bastante simples.

Quais são os pontos primordiais que devemos ter atenção?

  • Autocontrole relacionado ao stress.
  • Cuidar sempre de sua saúde metal.
  • Alimentação Saudável.
  • Pratica de exercícios diariamente.
  • Estar em dia com seus exames de rotina.

A sua mente será um poderoso aliado ou inimigo na velhice.

    O envelhecimento trás consigo várias experiências tanto positiva como negativas, não podemos menosprezar a importância dos cuidados com suas emoções. Lembre-se que sua mente influencia em todo corpo. Já ouviu a expressão milenar que diz “Mente sã corpo são”? Estudos da Universidade de John Hopkins apontam para algum efeito conhecido da proteína na saúde mental, os pesquisadores afirmam que algumas possíveis relações bioquímicas entre as depressões e as doenças cardíacas, e quando temos um equilíbrio emocional relativamente bom temos uma influencia direta no corpo.

É lógico que teremos um declínio do nosso corpo em vários sentidos pois o fator tempo vai estabelecendo e ordenando o nosso ritmo, é importante saber respeitar seus limites.

Quais os passos para a qualidade de vida na Velhice?

           Vamos lá. Tive a satisfação em fazer vários trabalhos com grupos da terceira idade. E o que pude verificar na prática foi a importância dos laços sociais ou seja o ser humano é um ser de contato, é fundamental esta sociabilização o que quero dizer isto você idoso tem que procurar grupos seja terapêutico ou grupos sociais isto vai fazer maravilhas há você. Mas o que seria este grupo sociais? Temos vários vou citar alguns exemplos: Grupo de dança, grupos de bate papo, grupo da ginástica, grupos voluntários, grupos de caminhadas, grupos de viagens e vários outros é importante estar ativo pois isto estimula dando uma carga positiva em diversos sentidos que vai além do contato pessoal disparando vários hormônios da felicidade como:                                                                                                                                           Endorfina este hormônio tem um efeito incrível que é estimulado quando praticamos hobbies, ou seja, atividades que gostamos, quando sorrimos com pessoas que sentimos bem, quando cantamos e etc.… outro hormônio também estimulado é Oxitocina este é responsável quando somos abraçados quando nos sentimos amados quando fazemos uma pausa para meditar e refletir. Também temos a Serotonina que vai se fazer presente quando você começa a agradecer, quando você faz aquela caminhada, aquele passeio e este passeio vai te gerar lembranças que será fonte de alegrias. Vocês conseguem ver quanta coisa está a nossa disposição com simples mudanças?

          É necessário perceber que você é responsável mesmo na velhice por suas escolhas. É por isto que a psicologia entra na vida e no contexto da velhice como uma luva, trazendo alternativas e novos olhares. Ajudando nas questões emocionais que na maioria das vezes são muitas seja sentimento de culpa, arrependimentos, vontade de externar o que está no seu íntimo, é para isto que o psicólogo estará para te dar todo este suporte. Mostrando como é necessário você viver esta velhice de maneira verdadeira. Afinal vamos nos tornar velhos com nossas limitações, porém isto não nos impede de sermos felizes, se permita procure um profissional de psicologia invista na sua qualidade de vida.

Márcio Santos – Psicólogo clínico

Agende sua consulta – (81) 99507-2250

DEIXE O SEU COMENTÁRIO