VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE TEM PROBLEMAS POR CONTA DO CIÚME?

           Vamos para algumas definições Ciúme. “ A origem da palavra vem do grego zelos, que significa zelo. Daí temos a discurso ciúme é uma coisa boa ou ruim? Eu digo depende. Isso mesmo para algumas pessoas um pouquinho de ciúme é prova de cuidado. Como sabemos tudo em excesso causa problemas, e se tratando de ciúme pode provocar angústia e tornando-se uma coisa pesada e desagradável. Isto vale para as duas pessoas, tanto para o ciumento quanto para a vítima deste ciúme.

       Outras definições de ciúme; Sentimento de tristeza ou de raiva por imaginar que a pessoa amada pode se relacionar com outra, Despeito por ver alguém ter algo que é alvo do seu desejo; inveja. Proteção em relação ao que se tem orgulho; sentimento de possessividade em relação a algo ou alguém.

Bom são várias definições, por enquanto vamos deixar estas.

Este sentimento pode torna-se presente em maior ou menor grau e intensidade dependendo da dinâmica deste relacionamento. Componentes base do ciúme: a ameaça de perder o parceiro e a presença de uma outra pessoa seja real ou fantasiosa, para o ciumento doentio uma simples conversa já e motivo suficiente de ser um para uma desconfiança mesmo que não seja nada demais.

Lembre-se que estamos falando de um transtorno afetivo grave que quando não cuidado adequadamente vai corroendo e destruindo o seu relacionamento.

Algumas consequências do ciúme patológico

         Há uma vasta quantidade de violência relacionado ao ciúme.  Que vai de violência psicológicas como xingamentos e ameaças e podem aumentar para violência física. E na maioria das vezes terminam em agressões mais graves ou até mesmo em desfechos trágicos com casos de homicídios e até suicídios, ou seja, na pior das hipóteses morte. Notem que existe um sentimento constante de insegurança, desconfiança tenção entre os envolvidos e com isto desestabilizar a saúde mental dos envolvidos.

Fatores que podem estar ocasionando estes ciúmes?

  • Baixa Autoestima
  • Insegurança e sentimentos de posse em relação a pessoa amada
  • Questões que ainda não foram fechadas. “Gestalt” abertas
  • Experiências negativas.
  • Outros transtornos que podem estar influenciando como (Pistantrofobia)

Você deve estar se perguntando como eu sei que estou neste nível de ciúme doentio? E melhor qual a hora de procurar ajuda profissional?

Vamos para alguns indicativos que seu ciúme pode estar evoluindo para algo doentio.

  • Desejo de controle absoluto sobre os comportamentos do companheiro
  • Desconfiança excessiva e infundada.
  • Profundo prejuízo no relacionamento do casal.
  • Verificação compulsória de suas desconfianças mesmo sem achar nada concreto.
  • Invasão de celular e computador, agenda, bolsas, pastas, papeis
  • Controle de roupas e companhias que deve andar.

Sobre tratamento com psicoterapia.

         Quem tem ciúme patológico desenvolve padrões de comportamentais baseados na forma que interpreta a sua realidade, a psicoterapia tem a função de clarificar e buscando uma consciência dos fatos reis, buscando com o paciente a observação dos pensamentos e crenças que atingem seu relacionamento auto avaliar-se admitindo que existe um problema que precisa de um acompanhamento profissional. O acompanhamento com um psicólogo irá auxiliar na busca por autocontrole e melhorias na autoestima ampliação de entendimento, fechamento de situações emocionais que ainda não foram finalizados.

        O psicólogo atuará na promoção da autocompreensão. E caso necessário dependendo do quadro o mesmo irá avaliar a possibilidade do encaminhamento para um tratamento medicamentoso com o psiquiatra, repito caso necessário com o enfrentamento é possível evitar uma série de problemas e suas consequências, como falei tudo dependerá da avaliação clínica do psicólogo e os diversos fatores envolvidos.

Márcio Santos – Psicólogo Clínico

Gostou do tema? compartilhe com quem possa ter interesse no assunto. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário

Agende sua consulta
(81) 99507-2250

DEIXE O SEU COMENTÁRIO